Sequência Didática – 8° série/9° ano
Texto: Pausa Moacyr Scliar
1-
Antes da Leitura
Estratégias de Leitura
-Antecipação dialogada com alunos:
Alguém conhece o autor do texto?
Já leu algum outro texto dele? Qual?
Que tipo de texto esse autor escreve?
Quais as situações que levam a dar uma
pausa?
Habilidades
-Levantamento do conhecimento prévio sobre
o assunto: Titulo (pausa)
Após a leitura do titulo do texto, o que
você acha que o texto vai abordar?
Quais as situações que levam a dar uma
pausa?
Fragmentos do filme “Click” (pausa dada por
eletrônicos)
Qual o significado da palavra pausa? Onde geralmente ela aparece?
Qual o significado da palavra pausa? Onde geralmente ela aparece?
Essa palavra é usada no dia a dia? O que
ela representa?
Pode haver uma atividade de
intertextualidade com “Memorias Póstumas de Brás Cubas” ou “Circuito Fechado”.
2-
Durante a leitura
Estratégias de Leitura
-Leitura silenciosa feita pelos alunos.
-Leitura feita pelo professor em voz alta.
Habilidades
-Localização de informações, comparação de
informações, generalizações;
Quais as palavras que o aluno não conhece?
Quanto tempo se passa do momento em quem o
homem acorda para quando o despertador toca;
Nome falso (Samuel x Isidoro)
Compare as atitudes do homem ao sair de casa (pressa) depois
dirigir vagarosamente
Como era o lugar onde o homem se hospedou?
3 – Depois da leitura
- Construção da síntese semântica do texto
Atividades
Suas hipóteses com relação ao tema do texto
foram confirmadas?
Você indicaria esse texto para alguém?
Justifique sua resposta
Exploração dos elementos de narrativa (personagens,
clima, enredo, desfecho)
Uso das classes de palavras: advérbios,
verbos, etc...
Nenhum comentário:
Postar um comentário