domingo, 16 de junho de 2013

SITUAÇÃO DE SPRENDIZAGEM - SUELI



Sequência Didática – 8° série/9° ano

1-      Antes da Leitura

Estratégias de Leitura

-Antecipação dialogada com alunos:
Alguém conhece o autor do texto?
Já leu algum outro texto dele? Qual?
Que tipo de texto esse autor escreve?
Quais as situações que levam a dar uma pausa?

Habilidades

-Levantamento do conhecimento prévio sobre o assunto: Titulo (pausa)
Após a leitura do titulo do texto, o que você acha que o texto vai abordar?
Quais as situações que levam a dar uma pausa?
Fragmentos do filme “Click” (pausa dada por eletrônicos)


Qual o significado da palavra pausa? Onde geralmente ela aparece?
Essa palavra é usada no dia a dia? O que ela representa?
Pode haver uma atividade de intertextualidade com “Memorias Póstumas de Brás Cubas” ou “Circuito Fechado”.
 
2-      Durante a leitura

Estratégias de Leitura

-Leitura silenciosa feita pelos alunos.
-Leitura feita pelo professor em voz alta.

Habilidades

-Localização de informações, comparação de informações, generalizações;
Quais as palavras que o aluno não conhece?
Quanto tempo se passa do momento em quem o homem acorda para quando o despertador toca;
Nome falso (Samuel x Isidoro)
Compare as atitudes  do homem ao sair de casa (pressa) depois dirigir vagarosamente
Como era o lugar onde o homem se hospedou?
3 – Depois da leitura
- Construção da síntese semântica do texto

Atividades

Suas hipóteses com relação ao tema do texto foram confirmadas?
Você indicaria esse texto para alguém? Justifique sua resposta
Exploração dos elementos de narrativa (personagens, clima, enredo, desfecho)
Uso das classes de palavras: advérbios, verbos, etc...

Nenhum comentário: