sábado, 15 de junho de 2013

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM - WENDY

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

 Justificativa: Uma Sequência Didática desafia o aluno a analisar e refletir sobre o sistema da linguagem escrita, visando ampliar ou transformar suas hipóteses iniciais, favorecendo assim o seu aprendizado de leitura e de escrita. O desenvolvimento da sequência didática a partir de um texto inclui uma série de ações indispensáveis ao propósito de ampliar os conhecimentos de leitor sobre o tema abordado. Nas atividades, além de os alunos precisarem colocar em jogo estratégias para compreender o que leem, também poderão apreciar o texto sob diferentes aspectos, onde terão a oportunidade de desenvolver seus comportamentos de leitores e de participar de diversas situações de leitura assumindo gradualmente, maior controle sobre a leitura e o registro das informações.

Objetivo: Interpretar textos de acordo com o tema e as características estruturais do gênero ao qual pertence. Inferir informações subjacentes aos conteúdos explicitados no texto. Realizar análise linguística, considerando sua importância na leitura e escrita do gênero. Reconhecer os vários tipos de coesão que permitem a progressão discursiva do texto.

Público-alvo: 8ª série - 9º Ano
Tempo: 8 a 10 aulas
TEXTO:   PAUSA   -   MOACYR SCLIAR

1. ANTES DA LEITURA

ESTRATÉGIAS DE LEITURA
- Antecipação, levantamento de hipóteses e inferências.

HABILIDADES
- Levantamento do conhecimento prévio sobre o assunto;
- Expectativas em função do suporte e da capa.

ATIVIDADES
a. Ao observar a capa do portador do qual foi extraído o conto PAUSA, levante hipóteses/sugestões sobre a mesma.

b. O que o título do texto sugere?
c. Qual o significado da palavra PAUSA para você?
d. Você já ouviu falar sobre o autor da obra? Comente.


2. DURANTE A LEITURA

ESTRATÉGIAS DE LEITURA

- O texto será dividido em quatro partes e a leitura será feita pausadamente e em voz alta pelo professor.

HABILIDADES

- Construção do sentido global do texto;
- Localização ou construção do tema;
- Identificação do leitor virtual a partir das pistas linguísticas;
- Busca de informações complementares em textos de apoio subordinados ao texto principal ou por meio de consulta a enciclopédias, internet e outras fontes;
- Esclarecimentos de palavras desconhecidas a partir de inferências ou de consulta a dicionário;
- Identificar referências a outros textos, buscando informações adicionais se necessário;
- Identificar os tipos de discurso presentes no texto.

PRIMEIRA PARTE DO TEXTO


Às sete horas o despertador tocou. Samuel saltou da cama, correu para o banheiro, fez a barba e lavou-se. Vestiu-se rapidamente e sem ruído. Estava na cozinha, preparando sanduíches, quando a mulher apareceu, bocejando:
— Vais sair de novo, Samuel?
Fez que sim com a cabeça. Embora jovem, tinha a fronte calva; mas as sobrancelhas eram espessas, a barba, embora recém-feita, deixava ainda no rosto uma sombra azulada. O conjunto era uma máscara escura.
— Todos os domingos tu sais cedo — observou a mulher com azedume na voz.
— Temos muito trabalho no escritório — disse o marido, secamente.
Ela olhou os sanduíches:
— Por que não vens almoçar?
— Já te disse; muito trabalho. Não há tempo. Levo um lanche.
A mulher coçava a axila esquerda. Antes que voltasse à carga. Samuel pegou o chapéu:
— Volto de noite.
ATIVIDADES
a. Após a leitura do 1º e do 2º parágrafos, o que você pode inferir sobre o tema do texto?
b. O que você entende sobre a expressão “Vais sair de novo”? Ela é comum nos dias atuais?
c. Podemos afirmar que os nove primeiros parágrafos fazem parte da introdução do conto. Justifique.
d. Que tipo de discurso predomina na 1ª parte do texto?
e. Qual é o foco narrativo?
f. Como você entende a expressão “máscara escura”?
g. O que é plágio? Você sabia que o autor do livro que inspirou o filme “As Aventuras de Pi” está sendo acusado de plagiar o livro de Moacyr Scliar “Max e os Felinos”?



SEGUNDA PARTE DO TEXTO


As ruas ainda estavam úmidas de cerração. Samuel tirou o carro da garagem. Guiava vagarosamente; ao longo do cais, olhando os guindastes, as barcaças atracadas. Estacionou o carro numa travessa quieta. Como pacote de sanduíches debaixo do braço, caminhou apressadamente duas quadras. Deteve-se ao chegar a um hotel pequeno e sujo.
Olhou para os lados e entrou furtivamente. Bateu com as chaves do carro no balcão, acordando um homenzinho que dormia sentado numa poltrona rasgada. Era o gerente. Esfregando os olhos, pôs-se de pé:
- Ah! seu Isidoro! Chegou mais cedo hoje. Friozinho bom este, não é? A gente...
- Estou com pressa, seu Raul - atalhou Samuel.
- Está bem, não vou atrapalhar. O de sempre. - Estendeu a chave.
Samuel subiu quatro lanços de uma escada vacilante. Ao chegar ao último andar, duas mulheres gordas, de chambre floreado, olharam-no com curiosidade:
- Aqui, meu bem! - uma gritou, e riu; um cacarejo curto.                                              

ATIVIDADES
 a. Além do discurso direto, há também o indireto. Localize um exemplo no texto.
b. O que você acha que a personagem principal foi fazer no hotel? Justifique.
c. A que classe social pertence o protagonista do texto? Justifique com palavras do texto.
d. “- Ah! seu Isidoro! Chegou mais cedo hoje. Friozinho bom este, não é? A gente...”, o que sugere o emprego das reticências nessa frase?

TERCEIRA PARTE DO TEXTO


Ofegante, Samuel entrou no quarto e fechou a porta à chave. Era um aposento pequeno: uma cama de casal, um guarda-roupa de pinho; a um canto, uma bacia cheia d'água, sobre um tripé. Samuel correu as cortinas esfarrapadas, tirou do bolso um despertador de viagem, deu corda e colocou-o na mesinha de cabeceira.
Puxou a colcha e examinou os lençóis com o cenho franzido; com um suspiro, tirou o casaco e os sapatos, afrouxou a gravata.
Sentado na cama, comeu vorazmente quatro sanduíches. Limpou os dedos no papel de embrulho, deitou-se e fechou os olhos.
Dormir.
Em pouco, dormia. Lá embaixo, a cidade começava a mover-se: os automóveis buzinando, os jornaleiros gritando, os sons longínquos.
Um raio de sol filtrou-se pela cortina, estampou um círculo luminoso no chão carcomido.
Samuel dormia; sonhava. Nu, corria por uma planície imensa. Perseguido por um índio montado a cavalo. No quarto abafado ressoava o galope. No planalto da testa, nas colinas do ventre, no vale entre as pernas, corriam. Samuel mexia-se e resmungava. Às duas e meia da tarde sentiu uma dor lancinante nas costas. Sentou-se na cama, os olhos esbugalhados; índio acabara de trespassá-lo com a lança Esvaindo-se em sangue, molhado de suor. Samuel tombou lentamente: ouviu o apito soturno de um vapor. Depois, silêncio.


ATIVIDADES
 a. Em qual tempo verbal estão empregados os verbos: “fechou”, “examinou”, “filtrou-se”, “sentiu”?
b. Explique o sonho de Samuel?
c. Qual a relação do sonho de Samuel com o título do texto?

QUARTA PARTE DO TEXTO


Às sete horas o despertador tocou. Samuel saltou da cama, correu para a bacia, lavou-se. Vestiu-se rapidamente e saiu. Sentado numa poltrona, o gerente lia uma revista.
- Já vai, seu Isidoro?
 - Já - disse Samuel, entregando a chave. Pagou, conferiu o troco em silêncio.
- Até domingo que vem seu Isidoro - disse o gerente.
- Não sei se virei - respondeu Samuel, olhando pela porta; anoite caía.
- O senhor diz isto, mas volta sempre - observou o homem, rindo.
Samuel saiu.
Ao longo do cais, guiava lentamente. Parou um instante,  ficou olhando os guindastes recortados contra o céu avermelhado. Depois, seguiu. Para casa.

ATIVIDADES
 a. Quanto tempo parece ter durado a narrativa do conto? Justifique.
b. Como podemos interpretar a rotina do personagem principal aos domingos?
c. Quem é Isidoro?
d. Na frase: “Vestiu-se rapidamente e saiu.”, a qual classe gramatical pertence a palavra destacada?
e. “- O senhor diz isto, mas volta sempre”, por que a necessidade dessas idas ao hotel às escondidas da mulher?

3. DEPOIS DA LEITURA
 HABILIDADES
 - Construção da síntese semântica do texto;
- Utilização, em função da finalidade da leitura, do registro escrito para melhor compreensão;
- Avaliação crítica do texto
ATIVIDADES
a. Suas hipóteses com relação ao tema do texto foram confirmadas?
b. A qual gênero textual pertence o texto lido? Apresente três características que justifiquem sua resposta.
c. O que é intertextualidade? Você consegue perceber a intertextualidade entre o vídeo “circuito fechado” e o texto “Pausa”? Comente.


Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme para cabelo, pente. Cueca, camisa, abotoaduras, calça, meias, sapatos, gravata, paletó carteira, níqueis, documentos, caneta, chaves, lenço, relógio, maço de cigarros, caixa de fósforos. Jornal. Mesa, cadeiras, xícara e pires, prato, bule, talheres, guardanapo. Quadros. Pasta, carro. Cigarro, fósforo. Mesa e poltrona, cadeira, cinzeiro, papéis, telefone, agenda, copo com lápis, canetas, bloco de notas, espátula, pastas, caixas de entrada, de saída, vaso com plantas, quadros, papéis, cigarro, fósforo. Bandeja, xícara pequena. Cigarro e fósforo. Papéis, telefone, relatórios, cartas, notas, vales, cheques, memorandos, bilhetes, telefone, papéis. Relógio. Mesa, cavalete, cinzeiros, cadeiras, esboços de anúncios, fotos, cigarro, fósforo, bloco de papel, caneta, projetor de filmes, xícara, cartaz, lápis, cigarro, fósforo, quadro-negro, giz, papel. Mictório, pia, água. Táxi. Mesa, toalha, cadeiras, copos, pratos, talheres, garrafa, guardanapo, xícara. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Escova de dentes, pasta, água. Mesa e poltrona, papéis, telefone, revista, copo de papel, cigarro, fósforo, telefone interno, externo, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, relógio, papel, pasta, cigarro, fósforo, papel e caneta, telefone, caneta e papel, telefone, papéis, folheto, xícara, jornal, cigarro, fósforo, papel e caneta. Carro. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Paletó, gravata. Poltrona, copo, revista. Quadros. Mesa, cadeiras, pratos, talheres, copos, guardanapos. Xícaras. Cigarro e fósforo. Poltrona, livro. Cigarro e fósforo. Televisor, poltrona. Cigarro e fósforo.  Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, calça, cueca, pijama, chinelos. Vaso, descarga, pia, água, escova, creme dental, espuma, água. Chinelos. Coberta, cama, travesseiro.

d. No trecho: “Parou, um instante, ficou olhando os guindastes recortados contra o céu avermelhado...”. O que significa a expressão destacada?
e. Que relação existe entre a “máscara” da capa do livro com a “máscara” social do conto lido?
f. Você percebe a intertextualidade entre a música “Cotidiano” e o texto lido? Você acha que é necessário quebrar a rotina para se ter uma vida mais saudável? Justifique.



Música: COTIDIANO - (Caetano e Chico)
Todo dia ela faz tudo sempre igual:
Me sacode às seis horas da manhã,
Me sorri um sorriso pontual
E me beija com a boca de hortelã.
Todo dia ela diz que é pr'eu me cuidar
E essas coisas que diz toda mulher.
Diz que está me esperando pr'o jantar
E me beija com a boca de café.
Todo dia eu só penso em poder parar;
Meio-dia eu só penso em dizer não,
Depois penso na vida pra levar
E me calo com a boca de feijão.
Seis da tarde, como era de se esperar,
Ela pega e me espera no portão
Diz que está muito louca pra beijar
E me beija com a boca de paixão.
Toda noite ela diz pr'eu não me afastar;
Meia-noite ela jura eterno amor
E me aperta pr'eu quase sufocar
E me morde com a boca de pavor.
Todo dia ela faz tudo sempre igual:
Me sacode às seis horas da manhã,
Me sorri um sorriso pontual
E me beija com a boca de hortelã.
Todo dia ela diz que é pr'eu me cuidar
E essas coisas que diz toda mulher.
Diz que está me esperando pr'o jantar
E me beija com a boca de café.
Todo dia eu só penso em poder parar;
Meio-dia eu só penso em dizer não,
Depois penso na vida pra levar
E me calo com a boca de feijão.
Seis da tarde, como era de se esperar,
Ela pega e me espera no portão
Diz que está muito louca pra beijar
E me beija com a boca de paixão.
Toda noite ela diz pr'eu não me afastar;
Meia-noite ela jura eterno amor
E me aperta pr'eu quase sufocar
E me morde com a boca de pavor.
Todo dia ela faz tudo sempre igual:
Me sacode às seis horas da manhã,
Me sorri um sorriso pontual
E me beija com a boca de hortelã.

g. Apresentação do filme Click. Que efeito tem as pausas no filme? Você gostaria de ter um controle universal para controlar todos ao seu redor? Justifique sua resposta.

PRODUÇÃO TEXTUAL
- A partir do vídeo “Circuito Fechado” redija um conto em 1ª ou 3ª pessoa.

 Referência Bibliográfica
- www.google.com.br -  imagens
- https://www.youtube.com/ - vídeos
- Currículo do Estado de São Paulo
- Caderno do professor - 9º ano
- RAMOS, Ricardo. Circuito fechado. In: LADEIRA, Julieta de Godoy (org). Contos brasileiros contemporâneos. São Paulo: Moderna 1994.
 

2 comentários:

Unknown disse...

Parabéns! O blog está lindo.

Unknown disse...

Obrigada Marcinha. O seu também está ótimo. Beijo!