terça-feira, 11 de junho de 2013

Maratona Municipal de Língua Portuguesa

Farei o relato de uma experiência que movimentou alunos, professores, pais e a comunidade linense. Dia 25 de maio de 2013, aconteceu a final da 1ª Maratona de Língua Portuguesa. Para esta estratégia educativa, a Academia Linense de Letras contou com a parceria da Diretoria Regional de Ensino, da Casa da Cultura de Lins e com a excelente atuação do acadêmico Mauro de Sousa Ribeiro, organizador, coordenador e apresentador do evento. O momento escolhido para sua realização foi a comemoração do nonagésimo terceiro aniversário de Lins.
Foi uma competição que no primeiro momento fiquei preocupada em participar, pois a atividade seria transmitida ao vivo pela Rádio Alternativa FM,  os alunos ficam com vergonha quando tem que fazer uma apresentação de trabalho que dirá falar em uma rádio, mas as preocupações foram em vão, os alunos abraçaram a causa, ficaram entusiasmados em participar do evento, estudamos e nos preparamos durante dois meses, pois a nossa escola foi a última a participar da segunda etapa. Durante o período de estudos fui percebendo uma mudança de postura dos alunos, estavam mais concentrados, participativos, além de estudar na escola, eles estavam estudando em casa, através do facebook enviavam-me dúvidas, faziam perguntas sobre várias palavras, a partir daí criamos o hábito de trocar informações pelo face, indiquei vários sites para pesquisa. Postei em um dos meus blogs uma webQuest ( http://www.internetedulins.blogspot.com.br/), eles gostaram muito da experiência, não só os alunos que estavam envolvidos na competição, mas os demais alunos também entraram no esquema, hoje trocamos informações pelo face, e o nosso relacionamento em sala de aula melhorou bastante. As professoras das outras salas também comentaram a respeito do aluno Daniel, que foi o que representou a escola na 3ª etapa, hoje ele senta na primeira carteira, está se dedicando aos estudos, mesmo ficando em 4º lugar não perdeu o estímulo, participou da ExpoMat como auxiliar das professoras, recebeu muitos elogios da professora Márcia Leiva, de Ciências. Enfim, esta competição nos trouxe muitos ganhos, tanto na aprendizagem quanto no relacionamento. Quero agradecer ao Professor Mauro por ter permitido a apresentação de seu projeto em nosso blog, a partir de seu projeto nós estamos desenvolvendo outros que estão nos auxiliando para melhorar a aprendizagem de nossos alunos. E que a iniciativa dos envolvidos não pare por aqui, que venham outros projetos.
"Nenhum de nós é proprietário exclusivo da Língua Portuguesa, mas todos podemos fazer por ela o que ela faz por nós: construi-la todos os dias." (SARAMAGO) (Jornal Debate)

Profª Silvani, profª Wendy, Coord. Renato, Daniel, sua mãe, profº Mauro
As apresentações da competição estão no youtube.






Objetivos:
Transmitir conhecimentos de comunicação que abrangem o ensino da Língua Portuguesa tanto aos alunos envolvidos no projeto quanto os ouvintes da Rádio Alternativa FM.

Período:  dois meses – abril / maio (Aniversário da Cidade)

Locais :
(1ª fase) Escolas estaduais que possuem nono ano (8ª séries) do Ensino Fundamental.
O professor de cada oitavo ano atribuirá atividades gramaticais aos alunos para classificar o representante de cada sala de aula à fase seguinte.

(2ª fase): Rádio Alternativa FM.
A Academia Linense de Letras e a Secretaria Municipal da Cultura se responsabilizarão pela aplicação das atividades durante o programa que será transmitido ao vivo.
Caso haja manifestação divergente quanto às atividades aplicadas no programa, os interessados deverão manifestar-se junto à Comissão Organizadora por escrito, a qual terá o prazo de uma semana para deliberar sobre o assunto.

Público-alvo: Estudantes do nono ano (8ª séries) e todos os ouvintes do Programa

Conteúdo: Ortografia (maneira correta de escrever); ortoepia (pronúncia correta); significação das palavras (sinonímia, antonímia); morfologia (verbos), entre outros aspectos linguísticos.

Forma de avaliação:
Questões objetivas, com 3 alternativas
Critérios de avaliação: Aluno que não errar questões ou que acertar todas as questões, descartando a hipótese de empate.

Nenhum comentário: